top of page
Projeto cultural patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.
Economia
Episódio 01
Quando a gente fala da indústria têxtil de Blumenau, da importância econômica que o setor tem para o desenvolvimento da cidade, a relação é sempre com nomes masculinos. As mulheres até aparecem, mas de forma anônima nas fiações e tecelagens, atrás das máquinas de costura. O papel das costureiras de fato é super importante, mas desde sempre as mulheres ocuparam funções de destaque também na gestão das grandes empresas. Muitos negócios, inclusive, começaram com elas na liderança. E a força feminina vai além do setor têxtil. Quem são essas mulheres é o que contamos neste episódio da série Força: substantivo feminino.
Blumenau colônia
Episódio 02
Na lista dos primeiros imigrantes da Colônia Blumenau estavam apenas seis mulheres. Na primeira década da ocupação alemã no Vale do Itajaí era uma mulher para cada 10 homens. E nenhuma delas que chegava aqui imaginava ter que construir a própria casa. Mesmo aquelas que vinham castigadas pela crise na Europa, que fugiam da fome e do desemprego. As cartas e relatos da época mostram este impacto que elas tiveram diante de uma vida difícil e sem nenhum tipo de lazer. E elas fizeram mais do que cuidar de casa e da família (um amplo papel que nunca recebeu o devido valor).
Cultura
Episódio 03
Numa Blumenau inóspita, sem estrada nem luz elétrica, com a colonização alemã engatinhando, já havia mulheres entusiastas da música, do teatro e da literatura. Elas sabiam, lá em 1850, que somente a cultura era capaz de aliviar a dura rotina de quem ia começar do zero.
As peças teatrais, os saraus literários e os corais de igreja ajudavam a matar a saudade da vida na Europa. Quem são algumas das mulheres que marcaram a cultura de Blumenau nos 173 anos de história é o que veremos neste episódio da série Força: substantivo feminino.
Social
Episódio 04
As mulheres de Blumenau sempre foram muito atuantes na comunidade. Ainda hoje existe a força dos clubes de mães, por exemplo, com papel fundamental para garantir o acesso da população vulnerável a projetos culturais, esportivos e de complemento de renda. Mas a preocupação com o desenvolvimento social está no dia a dia da mulher blumenauense há muuuuito tempo. A Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau, por exemplo, existe há 117 anos. E há personagens menos conhecidas, como Cristina Otília Apolônia Von Buttner. Quem é ela? A gente mostra neste episódio da série Força: substantivo feminino.
Pesquisa: @lecadasilva , @marinanapaula e @soiartecultura ⠀⠀
Roteiros: @lecadasilva e @marinanapaula ⠀⠀
Edição, arte e finalização: @e.oedu⠀
Imagens: @olv.creative
Produção executiva: @soiartecultura ⠀
Apresentação: @lecadasilva ⠀
Direção-geral: @marinanapaula
Conteúdo digital: @e.oedu e @lecadasilva
Consultoria de conteúdo editorial: @suelipetry.bnu⠀
Assessoria de imprensa: @nanepereira.npca ⠀
Fotos de divulgação: @alexmirandafotografia ⠀
Estúdio: @cukafilmes
Cenário: @id.design__
Maquiagem: @janecorrentehair
Saúde
Episódio 05
Conhece Elsbeth Koehler? Talvez você já tenha ouvido falar porque tem um ancionato com o nome dela há mais de 40 anos em Blumenau. Mas o legado desta mulher vai muito além do serviço assistencial. A saúde pública de Blumenau também tem muito a agradecer a mulheres como Marta Kunzmann e Catharina Tielkes. Quem são elas e qual legado deixaram para Blumenau, que podemos usufruir até hoje? É o que a gente mostra neste episódio da série Força: substantivo feminino.
bottom of page